,

,

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRAVESSIA PURA VIDA


Impossível dizer qual das viagens me deu mais alegria, sou uma pessoa de sorte, poder unir o útil ao agradável, juntar duas grandes paixões, o esporte: travessia, e viajar.

Esta viagem foi uma viagem de muito aprendizado e muitas descobertas.



Um relato da nossa aventura:



Dia 13 de maio de 2010 - Saímos de Florianópolis, neste primeiro grupo 11 pessoas: Osni, Vitória, Solange, Cristiane, Luiza, Giovani, Andréia, Flavio, Márcia, Soraya e Marcos Pinheiro, de Curitiba duas pessoas: Evanice e Terezinha, de Porto Alegre duas pessoas: Pedro e Marilu e de Salvador, 2 pessoas: Augusto e Monica.

Dia 14 de maio de 2010 - Saída de São Paulo as 3:50, foram 6 horas de vôo até na Cidade do Panamá. Trocamos de Avião, saímos as 9:53 e chegamos as 10:20 horas em San José.

O micro-onibus (bus+eta, no idioma local) nos esperava no aeroporto.

O destino era o Rio Tárcoles para ver os “Cocodrilos”. Eles são enormes, numerosos e muito exibicionistas. Parecem com aqueles que a gente vê na National Geographics caçando Gnus nos rios africanos. Normalmente a gente pensa que só há desses bichos na África. Lá mesmo almoçamos um “casado com pollo” que é nada mais nada menos do que um prato feito de arroz, feijão salada e frango. Depois mais umas três horas pela acanhada e movimentadíssima Rodovia Transamericana até a cidade de Libéria e mais uns 30 minutos até o Hotel Allegro Papagayo.Ufa!!!!!!

O lugar é paradisíaco. Só vendo para acreditar. Valeu o cansaço da viagem!!!!! Banho de piscina com água quentinha e muito suco de “Pina” que é que como se diz abacaxi por aqui, jantar e cama que ninguém é de ferro.



Dia 15 de maio de 2010 - Encontro as 7:30h, retirada de kit, pintura dos números na recepção do hotel. Momento de reencontrar os amigos deixados de outras 2 viagens anteriores: Kurt, Roy, Gato, Pamela, Ulices, Viejillo(manati)Jaime, Max, e alguns outros que não recordo o nome. A amiga Claudia, brasileira que mora na Costa Rica, foi incorporada ao grupo e logo convencida por mim, a ser staff no caiaque. Uma pequena viagem de 30 minutos de ônibus, estávamos do outro lado do Golfo do Papagayo, no grande Hotel Papagayo, da mesma rede.

Nossa equipe de revezamento de 7000m, formada pelo Flavio, Cristiane, Giovani e Osni, ficou em segundo lugar!

Fizemos uma festa! A prova teve um pouco de vento, correnteza, chuva e muitos peixes. Isso dentro de uma enseada bem protegida.

No momento da premiação, eu amarrei a bandeira do Brasil da Costa Rica, que eu havia comprado no caminho, estendemos as duas bandeiras, fomos calorosamante aplaudidos. A Solange de Jaragua do Sul, ficou em primeiro em sua categoria, e nossa mascote a Luisa de Joinville, ficou em segundo no geral.





A noite uma bela festa regada a Salsa, DJ e artistas performáticos.


Dia 16 de maio de 2010 - No 3000m, uma prova triangular em 2 voltas. A Solange ficou em primeiro na categoria, e o Osni de Florianópolis ficou em quarto lugar na categoria, e a Luisa carinhosamente apelidada pelo grupo de pequena, foi outra vez segundo lugar no geral.

No 1500 metros, Evanice de Curitiba ficou em quinto em sua categoria, Marilu de Porto Alegre ficou em quarto, Terezinha de Curitiba ficou em segundo, Cristiane de Balneário Camboriu ficou em primeiro em sua categoria. Giovani de Blumenau e Flavio de São José, também subiram no lugar mais alto do podium. A Monica Veloso de Salvador que é PPNE, S9, ficou em primeiro na categoria por idade. Mais uma grande festa na premiação, “el equipo de Brasil” foi muito aplaudida.



Resultados da travessia no link http://www.hagodeporte.com/



As 15:00h, saímos com nosso “mui simpático” motorista Óscar, em direção a região do Vulcão Arenal. Uma viagem de aproximadas 4 horas, aliás todas as viagens na Costa Rica duram 4 horas. Durante 2 horas tivemos a animação do fantástico comediante Giovani, interpretando o Alemão(de “Plumenau”) o Wilmot e sua família, mãe e o nene.

Pouco antes de chegarmos na Pousada, o Óscar parou o ônibus para vermos as pedras encandecentes sendo cuspidas do Vulcão Arenal. Uma ótima janta nos esperava.

Das janelas dos quartos era possível ver o Vulcão, muitas pererecas faziam um barulho infernal, aproveitando a piscina.

Como na Costa Rica, tínhamos uma diferença de 3 horas, as 5 horas da manhaã, eu e o Giovani estávamos tomando banho de piscina, correspondia as 8 horas da manhã no Brasil.


Dia 17 de maio de 2010 - Fomos tomar um banho no Lago Arenal, uma certa preocupação com os bichos que poderiam habitar por ali?? O máximo que vimos foram belas conchas.

Parte do grupo foi fazer uma caminhada, chegamos o mais perto possível perto do Vulcão, era possível ver as pedras rolando e soltando fumaça. Passamos por pedras de uma erupção de 1992. No retorno tivemos uma emergência medica, é importante em qualquer grupo ter um socorrista. Nosso grupo estava bem servido, tínhamos 2 médicos, uma enfermeira, 3 professores de educação física e uma médica veterinária. Tudo bem foi só o susto.



A Monica e o Augusto foram desvendar um belo hotel com 30 piscinas de águas termais.

Almoçamos em um ótimo lugar, sugerido por nosso “motora”, em San Carlos de La Fortuna.

Uma parada em uma cooperativa de artesãos, uma grande loja com o melhor do artesanato Costariquense. Chegamos ao hotel em San José. A nova amiga Claudia nos levou a um lugar chamado Observatório, com a espetacular Orquestra Madera Nueva.  http://www.youtube.com/watch?v=T6sMtvKBZ8U



Dia 18 de maio de 2010 - Saímos cedo, em direção ao Vulcão Poas. Esse vulcão nos da a oportunidade de chegar até a cratera, e possível ver uma espessa cortina de fumaça e um lago de enxofre. O museu do parque também é imperdível. O melhor almoço da Costa Rica nos esperava, na estrada de volta ao centro de San José.



Dia 19 de maio de 2010 - caminhada pelo centro de San José, e uma visita ao espetacular Museu do Ouro, foram os programas. A noite fui a um jantar para rever uma família amiga, Fernando, Michele, Ricardo, Andres e Stefano me esperavam com uma ótima janta e acolhida. Todos surpresos que a ultima visita tenha sido exatamente 3 anos antes.



Dia 20 de maio de 2010 - As 4:30 da madrugada estávamos dentro do bus, com destino ao aeroporto, as 7 partimos para a Cidade do Panamá. Deixamos as bagagens no hotel e fizemos um breve city tour, fomos almoçar em um restaurante a beira mar, o que para mim, foi o melhor almoço de toda a viagem. Fomos ver o conjunto de Eclusas Miraflores, no Canal do Panamá, tem até um ótimo locutor narrando a entrada dos navios. Simplesmente imperdível.

A tarde fomos visitar o Albrook Mool (Shopping).



Dia 21 de maio de 2010 - Encontrei no hotel com o Marco representante da única travessia do Panamá, para o próximo ano certamente teremos algum representante nesta prova. Fomos fazer umas comprinhas, o Panamá é um paraíso. Alguns trouxeram até televisões...

As 21 horas estávamos embarcando de volta pra casa.



Sé tenho a agradecer a oportunidade de conviver com esse grupo, que muito me ensinou.



Obrigado: Flavio Campello, Marcia Araujo, Solange Benz, Osni Jacó da Silva, Vitória Regina da Silva, Cristiane Donini, Soraya Sampaio, Luiza Franco, Giovani Stringari, Andréia Baader, Pedro Cecchini, Marilú Cecchini, Terezinha Wernek, Evanice Pavloski, Augusto Veloso, Monica Veloso. -



Um grande abraço a todos.



Para os que gostam de se programar com bastante antecedência, esta viagem deve acontecer em 2011, com algumas alterações.

De 12 a 22 de maio, Costa Rica, Nicaragua, Roatan (Caribe Hondurenho) e Panama.



Marcos Pinheiro e colaboração de Osni Jacó

Nenhum comentário:

Postar um comentário